SOBRE A QUESTÃO DA MORADIA EBOOK

ENGELS FRIEDRICH

Estudios sociológicos

Sociología

Ciencias Políticas y Sociales

O problema da habitação, suas razões e soluções são os temas abordados em Sobre a questão da moradia, de Friedrich Engels. Escrito no final do século XIX, o livro mantém sua atualidade ao ser publicado num momento em que a luta dos sem-teto e as ocupações urbanas ganham cada vez mais força no Brasil. Com esta obra, 19º volume da coleção Marx-Engels, a Boitempo dá continuidade à publicação das obras completas dos filósofos alemães e contempla pela terceira vez um livro de autoria exclusiva de Friedrich Engels. Sobre a questão da moradia é composto por novas traduções, feitas diretamente dos originais em alemão, de três artigos publicados por Engels no jornal Der Volksstaat, nos quais coloca em xeque a teoria de Pierr…
O problema da habitação, suas razões e soluções são os temas abordados em Sobre a questão da moradia, de Friedrich Engels. Escrito no final do século XIX, o livro mantém sua atualidade ao ser publicado num momento em que a luta dos sem-teto e as ocupações urbanas ganham cada vez mais força no Brasil. Com esta obra, 19º volume da coleção Marx-Engels, a Boitempo dá continuidade à publicação das obras completas dos filósofos alemães e contempla pela terceira vez um livro de autoria exclusiva de Friedrich Engels. Sobre a questão da moradia é composto por novas traduções, feitas diretamente dos originais em alemão, de três artigos publicados por Engels no jornal Der Volksstaat, nos quais coloca em xeque a teoria de Pierre-Joseph Proudhon e questões levantadas pela burguesia da época sobre os problemas de habitação dos trabalhadores alemães. Com sua clássica erudição, somada à ironia fina e ao senso de urgência revolucionária que o caracterizavam, Engels desconstrói um a um os "achismos" da burguesia para erguer, em seu lugar, uma análise teórica de linhas firmes e precisas. O filósofo mostra como o processo de formação dos grandes aglomerados urbanos provoca o aumento de aluguéis, a concentração de famílias em uma única moradia e, no limite, desabrigados. Engels explica que o problema não está na pouca quantidade de moradias, mas em sua distribuição: "já existem conjuntos habitacionais suficientes nas metrópoles para remediar de imediato, por meio de sua utilização racional, toda a real escassez de moradia". Era a Europa do século XIX, mas poderia ser o Brasil do século XXI.

Inseparables, compra SOBRE A QUESTÃO DA MORADIA (EBOOK) junto a:

LOS GRANDES HOMBRES DEL EXILIO: ESCRITO ENTRE MAYO Y JUNIO DE 1852 - 9789871501724 - KARL MARX
MANIFIESTO COMUNISTA - 9788494477546 - KARL MARX
APROXIMACIONES AL PROBLEMA DE LA CULTURA COMO RESPUESTA AL PROBLE MA DE LA VIDA - 9789870008385 - EZEQUIEL ANDER-EGG

Información extra

Detalles del producto
Ficha técnica
Precio mínimo garantizado
Envío gratis a partir de 19 €
Recogida en librería gratis
Devoluciones gratis hasta 14 días
Recibe nuestras novedades en libros en tu email
Descuentos en libros, últimos títulos publicados y mucho más.
Espasa Calpe, S.A. y Tagus Books, S.L., tratarán tus datos personales para gestionar la relación contigo y para remitirte, por cualquier medio, información y comunicaciones comerciales sobre nuestros productos y servicios similares a los solicitados. Los datos sólo se cederán a empresas de nuestro grupo si nos das tu consentimiento y nunca a empresas ajenas al mismo. Tienes derecho a acceder, rectificar y suprimir los datos, así como a otros derechos, como se explica en nuestra política de privacidad.
MaevaRandom House MondadoriGrupo PlanetaImpedimenta